Horário a ser determinado | Grupo Online via zoom

Ciranda Materna

Reflexões sobre a maternidade: um espaço seguro entre mães para circular a palavra através da arte.
Os ingressos não estão à venda

Horário e local

Horário a ser determinado
Grupo Online via zoom

Sobre o evento

A chegada de um filho é marcada por grandes transformações. A idealização da maternidade pode começar nas brincadeiras infantis da garotinha e chegar às projeções e expectativas da vida adulta. Ao se transformar em mãe, a mulher vive inúmeras perdas: a gestação que se foi, o bebê idealizado versus o bebê real, as mudanças na rotina, nas relações pessoais e no próprio corpo.

Mas, afinal, o que torna a mulher uma mãe? Quais são as condições para que a maternidade possa se concretizar? O ato da gestação e o parto não definem a função materna por si mesmos. A maternidade se constrói na arte de estabelecer uma relação recíproca do bebê com sua mãe.

Diante de tantos livros e canais de orientação sobre bebês, a tarefa mais difícil é fazer com que as mães encontrem sua própria espontaneidade. Atualmente, em nossa cultura, há uma busca desenfreada por receitas e manuais prontos para o preparo da maternidade. Porém, podem deixar de lado um ingrediente fundamental: o ato criativo singular que se constrói na relação mãe e filho.

O projeto A Casa Frida aposta na arte como possível forma de mediar  sentimentos e emoções de difícil acesso. Partimos de recursos artísticos como o cinema, a literatura, as artes plásticas e a música como disparadores criativos para facilitar a circulação da palavra e dos sentimentos.

Neste contexto, oferecemos uma ciranda mediada por duas psicólogas clínicas. O objetivo é estimular trocas espontâneas entre as mães e o grupo a partir da arte, propiciando um espaço seguro que favoreça a diversidade e o compartilhar de experiências. Abordaremos diversas questões: o quanto se ganha, o quanto se perde, o quanto se constrói e se desconstrói no ser mãe e no ser filho, na tentativa de libertar a maternidade do ideal inalcançável de plenitude.

Maiores informações:

Grupo de mães semanal, às quintas - feiras das 19hs às 20:30.

Formato online via zoom.

Inscrições via site.

Investimento: R$ 80,00 por encontro.

Compartilhe este evento

© A CASA FRIDA | Desenvolvido por KG Design