top of page

O Inconsciente, os ambientes de sonhos e os traumas na arte de Tarsila do Amaral

sex., 27 de set.

|

Blooks Livraria

Nesta roda de conversa, teremos como convidada a pesquisadora de arte Carolina Rezende que fará uma contextualização da obra da artista Tarsila do Amaral na história da arte. A partir disso iremos refletir sobre uma possível articulação entre arte, luto e psicanálise.

A inscrição está fechada
Ver outros eventos
O Inconsciente, os ambientes de sonhos e os traumas na arte de Tarsila do Amaral
O Inconsciente, os ambientes de sonhos e os traumas na arte de Tarsila do Amaral

Horário e local

27 de set. de 2019, 20:30 – 22:00

Blooks Livraria, R. Frei Caneca, 569 - 406 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-001, Brazil

Convidados

Sobre o evento

O inconsciente de Tarsila se revela em algumas de suas obras, especialmente na sua fase antropofágica. Iniciada em 1928, a antropofagia da artista iria se prolongar até 1930. Tal fase artística, teve origem com a famosa Abaporu (1928). A obra, que apresenta uma figura monstruosa, de cabeça pequena, mas com pé, perna e mão agigantados, foi inspiração para o movimento antropofágico. Anos depois, Tarsila se daria conta de que a imagem produzida na pintura estaria vinculada ao seu interior, relacionada com situações ocorridas durante a infância. 

Das profundezas da artista, emergem para os trabalhos de arte um universo que lembra o onírico, com imagens próximas ao fantástico, figuras deformadas, enigmas, reminiscências infantis, paisagem melancólica e personagens que remetem à solidão. 

Nessa roda de conversa, vamos nos enveredar pelos caminhos das artes visuais e da psicanálise, por meio de obras de Tarsila do Amaral, uma mulher audaciosa para o seu tempo.…

Ingressos

  • Tarsila do Amaral

    R$ 0,00

    Vendas encerradas

Compartilhe esse evento

Acompanhe nossa programação!

© A CASA FRIDA | Desenvolvido por KG Design

bottom of page