top of page

qui., 02 de mar.

|

Evento On-line via Zoom

Travessias - Estudos Biográficos e Psicanálise

O registro está fechado
Ver outros eventos
Travessias - Estudos Biográficos e Psicanálise
Travessias - Estudos Biográficos e Psicanálise

Horário e local

02 de mar. de 2023, 19:30 – 21:00

Evento On-line via Zoom

Convidados

Sobre o evento

A leitura de biografias leva o leitor a uma aproximação da vida de alguém, seu contexto sócio-histórico, suas relações, dificuldades e conquistas, somados a elementos íntimos e privados. 

É certo que as biografias podem fornecer chaves para a compreensão da vida de um pensador, mas não podemos esquecer que uma biografia é feita através do viés de um autor. Quem a lê fica restrito a esse viés, o que nos leva a concluir que a verdade é um conceito relativo e inapreensível para qualquer um, o que fica mais acentuado para um terceiro que se propõe a escrever sobre a vida de alguém. 

Sigmund Freud (1856 / 1939) nos advertiu sobre as biografias e tinha suas ressalvas quanto a elas, mas, ironicamente, foi um dos pensadores mais biografados. 

Revolucionou uma época, causando incômodo, aceitação e recusa por parte da comunidade médica e população. Pela grandiosidade de sua trajetória e conquistas, se tornou alvo de críticas, seja por ser considerado misógino ou sobre a polêmica teoria da sexualidade, mal compreendida por muitos leitores. Psicanalistas estudam durante anos a fio e se debruçam em pesquisas com longos trabalhos embasados nas teorias freudianas, relendo seus escritos em diferentes momentos da clínica. 

“Que os biógrafos penem e labutem, não vamos facilitar demais para eles”. Ora, Freud surgiu para "perturbar o sono da humanidade” ao apresentar o inconsciente com seus desejos reprimidos à sociedade burguesa vienense do final do século XIX.

Mais além da psicanálise, conhecer quem foi Freud pode ser uma experiência enriquecedora para todos os campos de saberes, pois suas descobertas ainda se fazem atemporais. 

O próximo Travessias trará como tema a questão das biografias e por que ler sobre Freud hoje. Será a abertura de um grupo de estudos sobre o livro “Freud: uma vida para nosso tempo” que terá início em março de 2023. 

Você gosta de biografias? 

Conhece Sigmund Freud? 

Por que ler sobre Freud nos dias de hoje ainda é atual? 

Venha nos contar e conversar conosco no travessias do dia 02/03/2023.

Compartilhe esse evento

bottom of page