ARTE E LUTO
Sete Minutos Depois da Meia Noite
Filme | Direção: Juan Antonio Bayona
Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre um um câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.
O Olmo e a Gaivota
Filme | Direção: Petra Costa, Lea Glob
Olmo e a Gaivota (Olmo and The Seagull, no título original) é um mergulho poético e existencial dentro da mente de uma mulher durante os nove meses de sua gravidez. Olivia, 34, é atriz da companhia de teatro francesa “Théâtre Du Soleil”. Lá encontrou seu namorado e companheiro Serge. Os meses de gravidez tornam-se, para Olivia, um rito de passagem. Ela agora tem que se confrontar com seus próprios fantasmas e medos enquanto tenta reescrever uma nova filosofia de vida.
Viva: A Vida é uma Festa
Filme / Direção: Lee Unkrich
Miguel é um menino de 12 anos que quer em ser um músico famoso, mas deve lidar sua família desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, o jovem acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
Vazio
Livro | Autora: Anna Llenas
A vida é cheia de encontros. E também de perdas. Às vezes, a gente perde coisas insignificantes: um lápis ou um objeto qualquer. Mas podemos perder coisas bem mais valiosas, como a saúde ou uma pessoa querida. VAZIO conta a história de uma menina que consegue superar essa tristeza, dando um novo sentido às suas perdas.
Depois da Vida
Filme | Direção: Kore-Eda
Lançado em 1995, o filme japonês retrata de forma poética sobre o luto do fim da vida.
"Se você pudesse escolher apenas uma memória de toda sua vida, qual seria ela?"
Os personagens já morreram e refletem sobre a vida que viveram para realizar a travessia do pós morte, em um exercício de dar um novo sentido às suas lembranças.
O diretor propõe o cinema como um recurso de sonhar com os possíveis caminhos do enigma do luto.
Recomendamos!
Morreste-me
Livro | Autor: José Luís Peixoto
Relato sensível sobre a dor, a perda, a saudade e o processo de luto do autor sobre a morte de seu pai.
O primeiro livro do escritor, lançado em maio de 2000.
Monólogo de um filho que se dirige ao seu pai morto.
Protesto sobre o luto, a perda e sobretudo o amor.