top of page

Travessias: Anatomia de um “Mal-Estar”

Discussão do filme “Anatomia de uma queda” a partir do texto freudiano “O mal-estar na cultura”




Filme | Anatomia de uma queda - disponível no Amazon Prime Video

Direção: Justine Triet


Durante o último ano, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita.


Trailer:





Texto | O mal-estar na cultura, 1930 - Sigmund Freud


O Mal-estar na Civilização ou O Mal-estar na Cultura (em alemão: Das Unbehagen in der Kultur) é um texto do médico e fundador da psicanálise Sigmund Freud que discute o fato da cultura — termo que o autor iguala à civilização — produzir um mal-estar nos seres humanos, pois existe uma dicotomia entre os impulsos pulsionais e a civilização, ou seja, entre indivíduo e sociedade. Portanto, para o bem da civilização, o indivíduo é oprimido em suas pulsões e vive em mal-estar.


O mal-estar na cultura, cap.3
.pdf
Download PDF • 4.84MB


 

No próximo Travessias proporemos a interlocução entre o filme “Anatomia de uma queda”, dirigido por Justine Triet e vencedor do oscar 2024 de melhor roteiro, e o texto “O mal-estar na cultura”, publicado por Sigmund Freud em 1930. 

Que preço pagamos por renunciarmos aos nossos desejos mais primitivos?

Quais quedas sofremos nesta travessia rumo à “civilização”?

Venha debater conosco!


Quem quiser aprofundar a leitura do texto recomendamos o grupo de estudos coordenado pelo Primeira Clínica (@PrimeiraClínica) WhatsApp (11 98282-7522, Paula)


 

Esperamos vocês!


Data: 25/04/24

Horário: 20h00 às 21h15

Via Zoom




Comments


bottom of page